22.3.17

Fotogenia urbana para ter olhos de recém-chegados

Quando pequena, minha mãe e eu fomos morar na frente da praia. Eu adorava o mar, o som das ondas. Mas não sei o exato momento que tudo aquilo perdeu o interesse. Deixou de ser novidade.

Hoje não moro na praia. Sempre fico louca de vontade de voltar. Culpo-me por não ter aproveitado. Isso acontece porque a gente se acostuma com o que vê. Acredita que vai ter aquilo para sempre. Inalterado.

Atualmente moro no centro da cidade. Que sempre achei bonita até residir. Calma, ainda acho a cidade bonita. Mas tô ficando acostumada, sabe? Com os olhos acostumados. Daí é difícil distinguir beleza tão facilmente. Ao menos com a mesma facilidade dos recém-chegados.

Dia desses, num final de tarde, fui fotografar uma parte da cidade que adoro, o bairro de Santo Antônio, em Recife. Para não esquecer. Para apreciar. Procurando beleza mesmo. E achei.

 


As fotos foram tiradas por mim com um celular Moto G. Algumas delas, por mais que eu tentasse achar um ângulo, saíram tortuosas. Não é fácil fotografar enquanto tem carros passando. Apesar disso, gostei do resultado. Gostei da experiência. 



beijo,

18 comentários

  1. É muito fácil se acostumar com a paisagem, ainda mais com essa vida corrida que a gente leva. Ando refletindo sobre isso nos últimos dias e tentando observar mais o que está ao meu redor, amei o texto (e as fotos, claro!). <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é... mas a gente tem que ficar atenta pra não deixar isso acontecer. É tão bom ver beleza no mundo, né? <3

      Excluir
  2. Como voce mesma disse, acostumamos. E isso é bem triste né? Sempre fico meio triste de acostumar com as coisas.
    Sinto falta de tantas coisas que acostumei e perdi de aproveitar, sabe? E aí fico me perguntando - será que estou fazendo isso agora?
    As fotos ficaram maravilhosas de mais, me apaixonei pelo seu bairro mesmo. Que coisa mais linda, gente!
    4am.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sei se você tá fazendo isso agora, se acostumando, sabe? Mas uma coisa é certa, questionar-se para mudar isso é fundamental.

      bjs

      Excluir
  3. a gente se acostuma mesmo e deixa muita coisa passar. e tem tanta coisa bonita né? eu procuro sempre ficar pensando em fotos e vídeos que eu poderia fazer, algo que me fez observar mais o mundinho ao meu redor. bem diferente do costume que a gente cria de automatizar tudo e esquecer de olhar para os lados né? haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muuuito coisa bonita. é só treinar o olhar.

      Excluir


  4. Eu quero ser sua melhor amiga. É a primeira vez que entro no seu blog e eu nem sei se você vai ir atrás de mim depois de ler esse comentário, mas senti a urgência de te dizer que você é incrível e a delicadeza com que você escreve é apaixonante de verdade.
    Eu me apaixonei muito pelas suas fotos e fiquei muito impressionada quando você disse que tirou elas com um Moto G. Acho que não é a máquina em si, mas a pessoa e o talento/visão dela.
    Fico feliz de verdade que você tenha encontrado a beleza que estava procurando, moça. E, por favor, continue sendo essa pessoa maravilhosa e apaixonante.

    Beijos,
    Bi.

    - http://www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dizer depois de tanto carinho? Obrigada ainda é pouco.

      <3

      Excluir
  5. Menina, eu aqui reclamando do meu moto G já pensando que diferença fazia ter um celular com câmera boa e você me diz isso kk tem alguma configuração especial? me conta! Que fotos maravilhosas, mágicas, lindas! E é real, a gente acaba acostumando e não valorizando. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, todas as fotos do meu blog, pelo menos a maioria, são feitas com meu cel. Porque, né, a pessoa só tem ele então vai com ele mesmo. Tô juntando dinheiro para comprar uma câmera, mas o jeito é se virar com o que tem. Eu uso alguns aplicativos. Inclusive um muito bom para foco e para gravar vídeo, que é o que planejo fazer: Open Câmera.

      Veja se gosta e me conta.

      bjs


      Excluir
  6. recife é linda ♥ andei um pouquinho pelo centro histórico e me apaixonei. e realmente, a gente se acostuma com as coisas, até que paramos de olhar. sempre bom desacelerar e tirar um tempinho pra apreciar as coisas bonitas do caminho :)

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ir em Recife, só ouço bons comentários <3 Uma amiga costuma dizer que odeia o fato de virarmos adultos e nos acostumarmos com as coisas ao redor. Quem dera fossemos para sempre como crianças, que enxergam beleza e novidade por onde passam, não é mesmo? Eu tava morrendo de saudades daqui Bru, sempre digo isso, mas sinto falta mesmo, o Ensaio de Asas me passa uma calmaria sem explicação <3 Estou voltando aos poucos para a "blogesfera" então pretendo dar muitas passadas por aqui! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho tentado publicar com mais frequência, apesar do tcc hahaha
      bem vinda de volta, querida.

      bj

      Excluir
  8. amei, o título, a sua vontade por registrar a beleza do cotidiano que a gente às vzs não vê, amei tudo ♥
    que lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cê já tá convidada para vir passar uns dias na minha casa. Te mostro tudo por aqui e você pode fotografar pessoalmente.

      Xeru

      Excluir
  9. Oi! gostei das fotos. Acho que isso de se acostumar acontece mesmo. Mas pra que isso não seja algo ruim, deixando uma rotina ruim, uma ideia legal seria procurar fazer coisas diferentes nesse lugar, ideias novas. igual em relacionamento, quando dizem que a gente sempre pode fazer algo novo pra alguém. por mais simples que seja. <3 gostei das fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e que por causa da rotina é difícil também fazer coisas diferentes no lugar, pensar no que fazer inclusive. mas é um exercício necessário.

      :* obrigada, viu.

      Excluir

Copyright © Ensaio de asas
Design edited by Bruna Sarga Illustration by Klika Boutique