1.2.17

BONITO ISSO: Minidoc do AMOR
(booktrailer de "Este É Um Livro Sobre Amor")


"eu chorei tanto, tanto, tanto, tanto, tanto, tanto... sabe quando você fica sem respirar? Ainda mais quando você é nova... É o primeiro encontro com o amor. É o primeiro encontro com a paixão. A gente não sabe lidar, né? A gente é muito novo. É um sentimento que te toma por completo..."  - Julia, minidoc do amor 
Já chorei assim. Eu estava no ensino médio e namorei um carinha por, sei lá, uns seis meses. Então ele terminou. Usou uma mentira como justificativa. Não deu muita explicação. E foi exatamente assim que fiquei. Chorando sem parar por dias. Meses. A dor era tão grande que, às vezes, eu tinha a sensação de que ela era palpável. 

Apesar disso, uma hora passou. A angústia foi embora quando ele disse, com de três anos de atraso, que também sentiu. Que o fim foi doído. Entenda, eu não queria que ele sofresse. Mas um sentimento reconhecido pelo outro reconforta.

Bem, a questão é que lembrei dessa história durante a leitura de “Este é um livro sobre amor”, de Paula Gicovate. Além dela, me vieram na mente tantas outras situações que parecem mais ficcionais do que qualquer história inventada. Depois de ler todo o livro, peguei no sono. Acordei. Tirei foto da luz que entrava pela janela. Aqueles primeiros raios de sol que deixam a casa toda em tom sépia. Em seguida, vim suspirar na frente do computador pensando em como resenhar esse livro para você.

Este é um livro sobre amor tem a estrutura semelhante de um diário. Os relatos são feitos em crônicas, poemas, e-mails, conversas online etc. E falam sobre a vida amorosa de Ella (personagem central do primeiro romance de Paula Gicovate), com quatro homens específicos. Estes são usados para dividir livro em, obviamente, quatro capítulos:
  1. Aquele que poderia ter sido 
  2. Aquele que não falava 
  3. Aquele que nunca perdoou 
  4. Aquele que me prendeu no castelo 

A leitura é fácil - devorei em uma noite - e nos identificamos em cada paragrafo. Suas histórias nos trazem uma série de sensações muito reconhecíveis. Pra mim, o amor é assim mesmo. Um punhado de sentimentos corriqueiros.

Encontrei o livro após ver esse minidoc do AMOR acima. Achei bonito e descobri que se tratava de um booktrailer.


★★
Este É Um Livro Sobre Amor
Autora: Gicovate, Paula
Idioma: português
Páginas: 75
Editora: Guarda-chuva

✗✗✗

obs¹ Bonito Isso é uma categoria inspirada no blog bonito isso: que infelizmente anda parado há muito tempo. Decidi resgatar a ideia porque o bonito precisa ser compartilhado

obs² Este livro faz parte do projeto Lendo Mulheres

4 comentários

  1. Oi Bruna, o livro parece ser lindo. Achei o book trailer tão interessante, vou procurar na livraria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é lindo mesmo. li na versão de e-book mas eu vi que a arte do livro e a diagramação interna são maravilhosas.

      Excluir
  2. adorei a categoria, Bru <3
    pareceu ser um livro bem tranquilo de ler mesmo, pra se ver em algumas passagens e ver que o amor é isso mesmo que você falou, um punhado de sentimentos. Eu ri com a história do carinha que mandou a namorada se foder O:
    ótimo pro projeto de leituras mesmo, né? ahahhah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, essa parte é uma onda. Adorei o que ela fez hahaha. Também gosto das histórias contadas por Ella.

      Excluir

Copyright © Ensaio de asas
Design by Bruna Sarga