30.1.17

Plantas para você cultivar em seu apartamento

Hoje, regando as minhas plantas, fiquei pensando sobre o que elas precisam para viver bem. Luz solar, sombra, água, terra em condições de plantio, atenção e, olha, já é o suficiente.  Simples, né? Mas tudo tão necessário. Essencial.

Não sou a pessoa mais consumista do mundo. Com certeza, não sou. Mas também tô longe de ter – e querer - apenas o essencial. Vou dar um exemplo. Quando estou triste ou com raiva, compro coisas – que preciso ou apenas por cobiça – só para aliviar o estresse. Apesar de não ser uma ação tão frequente, isso não deve ser usado como motivo para comprar seja o que for.

Durante esse momento de reflexão, enquanto regava as plantas, percebi o quanto que cuidar delas também me fazia bem. Um bem real.

Quem me conhece sabe que o interesse por jardinagem é recente. Surgiu quando ganhei a Palmeira-areca de presente da minha mãe e quase a matei por não regá-la. Agora faz parte da minha rotina. Acordo todos os dias, entre 5h30 e 6h da manhã, me alongo, pego o borrifador e passo uns 30min do meu dia cuidando delas. É terapêutico. O humor torna-se outro. Tranquilo. Mais leve.

Depois do quase assassinato da Palmeira-areca, tomei gosto pela coisa e adquiri outras plantinhas. Moro em apartamento e descobri, durante minhas pesquisas sobre plantas, que existem espécies que são melhores para cuidar em apartamentos. Por isso resolvi mostrar as minhas e falar sobre os cuidados que tenho com elas na hipótese de você também se interessar por jardinaria.


Mini Cacto
Moro em Recife (ô lugar quente!) e o cacto, planta nativa de regiões áridas, é uma queridinha por ser perseverante, adaptável e fácil de cuidar. Ele gosta de sol direto, muita ventilação e pouca água. Ou seja, só ponho água três vezes na semana e olhe lá. Do contrário, se colocar muita água, apodrece a planta.

O cacto fica em cima do raque, ao lado da varanda, que é um ambiente bem iluminado, recebendo sol diretamente todos os dias pela manhã.

Sugestão: regue até encharcar o solo e só volte a regar quando o solo estiver bem seco novamente.

Rosa de Pedra ou Echeveria
Essa é a umas das minhas suculentas (tenho duas). Dedico a ela praticamente os mesmos cuidados que tenho com o Mini Cacto. Suculentas também não gostam de muita água e são plantas de climas mais secos. Daí é necessário garantir que haja uma boa drenagem. Rego duas vezes na semana e isso já é o suficiente.

Sugestão: mantenha-a sempre ao lado de uma janela aberta, por onde entra muita luz. Elas precisam de muita luz e pouca água.

Palmeira-areca ou areca-bambu
Essa é uma planta que tem que ficar à meia sombra. Sério. Esse também foi um dos motivos dela quase ter morrido. Quando ganhei, a primeira coisa que fiz foi colocar na varanda. Daí ela ficou recebendo sol diretamente todos os dias. Fora que sempre esquecia de regá-la, tadinha.

Bem, esse tipo de palmeira precisa de ambientes claros, ventilados e deve ser irrigada regulamente. Coloco água todos os dias. Mas não encharco. Se as folhas ficarem secas, corte as partes secas com uns três centímetros de distância da parte saudável.

Sugestão: use um borrifador para molhar todas as folhas. Daí a planta não fica com a raiz encharcada e recebe água por toda a superfície.

Antúrio
Esse antúrio fica em cima da mesa de jantar. Eu não queria usar plantas ou flores artificiais e optei por essa belezinha. Trata-se de uma planta que não precisa de muita luz, mas também não coloque a coitada num lugar escuro. Tem que regar com frequência. De 3 a 4 vezes na semana. E quando for molhar, molhe todas as folhas.

Adoro o antúrio porque tem uma coloração bem forte e brilhante. Fica lindo num vaso ornamental.

Sugestão: todas as vezes que folhas vermelhas (que parece mais uma flor) murchar, arranque-a. Assim você dará espaço para surgir outras novas.

✗✗✗

Estou com vontade de criar uma horta em casa. Para mim, é totalmente dispensável correr para o supermercado todas as vezes que preciso comprar hortaliças ou condimentos como coentro, salsa etc. E vamos combinar, há algo de especial em você ver sua comida crescendo. Além de ser uma opção mais saudável também.



E você? Quais as plantas que tem em casa? 
Já pensou em fazer uma horta também? Ou já tem uma? 
Me conta aqui nos comentários. 

beijo,

6 comentários

  1. que post mais amorzinho <3 achei esse seu Antúrio muito maravilhoso! já tinha visto essa planta antes mas não sabia o nome, fiquei com vontade de ter um tb. eu não sei nada sobre plantinhas, um tempo atrás tentei ter uma suculenta aqui em casa (igual essa sua) e estava tudo bem, até meus gatos a derrubarem muitas vezes (muitas mesmo!) :/ na minha próxima tentativa vou tentar ter um cacto e colocar em um vasinho de concreto, vamos ver como vai ser haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antúrio é muito bonito mesmo. E super fácil de cuidar. Mas se for ter em casa, dentro de casa, fica ligada com teus gatinhos. Antúrio é uma planta tóxica. Daí é muito ruim para bichinhos e crianças porque eles podem colocar na boca.

      Excluir
  2. Bruu, era exatamente isso que eu estava buscando! Ganhei uma florzinha recentemente e estou cuidando, mas não sei realmente se estou conseguindo kkk mas isso serviu para acionar o gatilho que estava meio apagadinho aqui, porque desde que vim morar sozinha quis começar a cultivar plantas, já que não posso ter bichinho de estimação (<\3). Inclusive também estou considerando fazer um horta para cultivar ervas para os meus chás. Só tenho dificuldade por ser muitooo ansiosa daí nunca sei se estou fazendo algo errado, e por isso as minhas mudinhas não crescem, ou que elas ainda não estão mesmo na hora de nascer, sei lá kkk Enfim, post incrível, saudades daquiii, logo logo volto a acompanhar como antes. Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, então, primeiro tenha calma hahaha. Pesquise sobre cada planta que você quer ter e tenha paciência na hora de cuidar porque tudo tem seu tempo, sabe? E isso é um ótimo exercício. Mas acho muito válido fazer uma horta com seus chás.
      Se começar, me avisa.

      beijo

      Excluir
  3. Que plantinhas mais fofas. ♥ Eu já matei um cacto e uma suculenta, fico na bad só de lembrar. Queria tanto ter milhares de plantinhas, minha mãe tem várias, mas quero as minhas, sabe? haha Deve ser muito amor ter uma horta, quando fizer a sua faz um post mostrando tudo, por favor. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha dica é começar cuidando de uma. Escolha uma planta que você gostaria de ter e estude sobre os cuidados necessários com ela. Daí é só manter a rotina de cuidar, saber? Você consegue.

      E sobre o post da horta, faço sim, Jéssica. Vou mostrar aqui cada etapa.
      bjs

      Excluir

Copyright © Ensaio de asas
Design by Bruna Sarga