12.12.16

O Novíssimo Testamento



“Deus existe! Ele mora em Bruxelas”. Quem nos apresenta a essa versão de Deus é Ea, sua filha caçula, que cansada das maldades do pai contra a humanidade – catástrofes naturais, doenças, acidentes, leis irritantes como “a fila do lado sempre anda mais rápido” –, resolve oferecer as pessoas consciência: a data e hora de suas mortes.

JC – Jesus Cristo – tem participação especial na trama. Filho mais velho, foi o primeiro a fugir do encarceramento e tirania de Deus, sendo assim, Jesus ajuda Ea a se vingar do pai. Muitos podem considerar blasfema, porém temos que admitir, há originalidade no enredo.

Uma comédia belga de 2015, produzido e escrito por Jaco Van Dormael, Le Tout Nouveau Testament (O Novíssimo Testamento, título no Brasil) não te faz apenas rir, mas te obriga a refletir sobre coisas como “o que você faria se soubesse que tem apenas X tempo de vida? Continuaria a viver da mesma forma ou faria algo diferente?”. Ou questionar sobre a ideia, um tanto abusiva, de que se você não fizer algo de uma forma vai resultar em uma punição ou numa dádiva.

O filme é interessante, possui uma estética simples, sem muitos efeitos especiais e, mesmo contendo diálogos ruins, é uma obra que vale a pena assistir. Seja pela reflexão sobre o comportamento humano diante da morte ou pelo modo de como a gente enxerga a figura de Deus. Veja o Trailer.

xxx

O Novíssimo Testamento (Le Tout Nouveau Testament)
Direção Jaco Van Dormael
Elenco Pili Groyne, Benoît Poelvoorde E Catherine Deneuve
Produção Bélgica/França, 2015, 14 Anos
★★ 


Um comentário

  1. Assisti no cinema Bruna, achei super divertido. Não me lembro de diálogos ruins, mas já assisti há muito tempo, posso ter apagado da memória. Hahaha! No geral, achei o filme bem simpático.

    ResponderExcluir

Copyright © Ensaio de asas
Design edited by Bruna Sarga Illustration by Klika Boutique