21.8.16

Dica de Leitura


Dica de Leitura, essa que fica do lado direito da sua tela, na barra lateral do blog, já deveria ter sido mudada há meses. Já li tantos outros livros depois de "A garota Exemplar" que nem lembro qual foi a leitura posterior a essa. Acho que foi uma trilogia. Não tenho certeza. Apenas fui emendando um livro no outro. 

Enfim... Há um mês que não venho aqui, né? Desculpa. Recebi algumas mensagens (de pessoas com saudade do blog e também de quem acabou de chegar) sobre a demora dos posts ... Cês são umas lindas, viu? <3. Obrigada por querer a minha presença, obrigada por vir aqui. 


Confesso que esse período tem sido mais de ouvir, ver e sentir do que falar. É bom abrir espaço pra perceber. Ficar atenta a vida, de modo geral, é um exercício diário que recomendo pra todo mundo. Nesse embalo, a gente vai deixando algumas coisas de lado... Adoro compartilhar experiências com você, mas não vou prometer mais frequência. É feio prometer isso novamente e não executar. Vou apenas seguir o conselho que recebi ontem do Bobagens Imperdíveis, newsletter da Aline Valek, "não conte, mostre!".

Na maior parte dos casos, demoro para vir no blog porque quero fazer algo com qualidade. E também a vida corrida - essa que fica presa nas obrigações do dia, no transporte público, na comida congelada, nas horas nas redes sociais - tira tanta energia de mim que quando tenho o mínimo de tempo, vou ler, dormir ou dar atenção para alguém que amo. Daí, demoro um tanto para fazer algo que realmente gosto, algo que eu pense "nossa! isso ficou bom, vou compartilhar com as meninas".

Outro dilema é querer fazer tudo ao mesmo tempo e não fazer porra nenhuma nada. Sou perfeccionista? Sim. Rola uma preguiça? Às vezes. Fico frustrada? Também. Mas ok. Vamos, ocasionalmente, praticar o exercício diário de lembrar que somos seres humanos e não máquinas. Como canta Santana, se avexe não

Voltando a Dica de Leitura, lembrei o quanto está atrasada. Então, mesmo não sabendo a ordem das minhas leituras, começarei por dois livros que me permitiram aprender uma conduta importante pra essa fase da vida: como serenar. 


Essencialismo: A Disciplinada Busca Por Menos, de Greg McKeown

Na última década, a humanidade se deparou com uma explosão de escolhas. Mais do que isso, há um excesso de informação e de opiniões. Uma pessoa “essencialista”, explica McKeown, é aquele que vê claramente a diferença entre o indispensável e o desnecessário.

Na prática, são pessoas que sabem dizer “não” a tarefas irrelevantes, investindo toda a sua energia apenas no que é essencial. O resultado? Seu desempenho vai às alturas. No começo, admito, decidir por algumas escolhas, abrir mão de outras, é bem difícil. Mas com a prática o bom senso vai ficando mais claro.

O livro Essencialismo: A Disciplinada Busca Por Menos, possui uma linguagem simples e fluída. Mostra estratégias de gestão de tempo e técnicas de produtividade. Faz você revisar toda a sua vida e ensina a reduzir, simplificar e manter o foco nos seus objetivos. 


10% mais feliz, de Dan Harris 

Comecei a me interessar por meditação depois de ter lido Comer, Reza, Amar, de Elizabeth Gilbert - vou fazer uma resenha mais detalhada depois rsrs. Foi quando, nas minhas pesquisas sobre o assunto, encontrei 10% mais feliz, de Dan Harris, um dos melhores livros para pessoas que não sabem nada sobre meditação e, assim como eu, são bastante céticas sobre o assunto. 

No livro, ele apresenta, de forma inteligente e engraçada, maneiras de minimizar ansiedade, medo, frustração, raiva e tantos outros sentimentos angustiantes com a meditação.  O próprio Dan não acreditava que era capaz de conseguir silenciar sua mente e fugindo de clichês e de toda crença espiritual, ele divide conosco suas dúvidas, desconfianças e descobertas. É um excelente livro para quem tem vontade, porém acha que nunca vai conseguir meditar. 

xxx

E você, tem alguma leitura legal pra compartilhar? É ótimo dividir e debater pensamentos junto. Para isso que o blog existe, sabe? Para que eu do lado de cá, conheça você, do lado daí e vice-versa. Topa responder nos comentários com dicas de livros?

beijo,
até mais. 

Um comentário

  1. Eu sofro do mesmo problema (não sei se problema é a palavra certa) de querer fazer tudo ao mesmo tempo e ser perfeccionista. Ultimamente ando meio frustrada com o blog porque queria fazer tanta coisa e acabo não tendo tempo :(
    Tenho algumas ideias mas não consigo executá-las, não consigo visitar direito outros blogs.
    Eu já li "10% mais feliz" e gostei muito! E "Essencialismo" já tá na minha lista de leituras também :)
    Como você falou que tá se interessando por meditação, recomendo esse livro aqui: https://www.skoob.com.br/atencao-plena-442737ed501657.html
    Eu achei muito bom e ele me ajudou bastante também!

    ResponderExcluir

Copyright © Ensaio de asas
Design by Bruna Sarga