29.12.15

Para um 2016 de inspiração, superação e realização

Faltam poucos dias para a virada do ano. Antes que isso aconteça, a maioria de nós - estou fazendo isso há dias -, reflete sobre tudo que rolou nesses últimos meses e faz um balanço da vida.  Olhamos os pedaços de papéis com os sonhos e desejos escritos na virada do ano e, agora no final dele, pensamos no que fizemos e o que no deixamos de fazer para alcançá-los. 

Confesso que não tenho ideia de onde deixei a minha lista deste ano. Até imagino algumas coisas que queria para 2015 e, puxando minhas lembranças, talvez tenha conseguido realizar 1/5. Talvez. 

De qualquer forma, não quero que isso ocorra novamente. Então, minha principal meta em 2016 é dar ✓ (check) no máximo de objetivos definidos para o ano.


Planejamento 
A primeira coisa que fiz para dessa vez dar certo, foi me planejar. Há semanas venho lendo livros e posts sobre o assunto como, por exemplo, esse post do blog Pequenos Monstros com quatro dicas práticas para realizar seus sonhos em 2016 e os posts de Gabriel Goffi - entusiasta da ciência da Alta Performance. Comprei um Planner que oferece controle financeiro, visão mensal em uma página, programar meu cardápio de cada dia do mês, organizar eventos, projetos e viagens. Também permite que eu liste os livros que desejo ler durante o ano, os filmes que quero assistir, além de uma Lista de Objetivos (para 3 meses, 6 meses e 1 ano).

Prioridades na vida - ao menos no momento
Como você sabe, estudo jornalismo. Apesar de estar desacreditada na imprensa brasileira, optei pelo curso por amar fotografia, escrever, ler e me comunicar. Quero inspirar as pessoas, por isso criei o blog. Sinceramente, gostaria que ele deixasse de ser apenas um hobby. A merda é que tenho um sério problema para sincronizar obrigações do trabalho/faculdade e o blog, além da falta de confiança no meu taco. Também desejo morar em outro país, estudar cinema, fotografia, programação e viajar para o máximo de lugares possíveis.


Esses são os principais desejos, mas tenho outros menores - não menos importantes - como aumentar o número de leituras no ano, fazer exercícios ao ar livre (correr), praticar meditação, cozinhar etc.

Superar o medo nosso de cada dia
Sou ansiosa, dessas pessoas que pensam que absolutamente tudo vai dar errado. Me sinto mal, choro, depois volto a acreditar. Daí vem o medo novamente e me deixa deitada triste na cama. Como assim eu posso achar que meus hobbies podem virar coisas sérias, do tipo que me possibilitem dinheiro no futuro? Tenho medo de ir atrás do meus objetivos, porque fazer isso é andar no escuro sem saber onde estou pisando. 

As desculpas são clássicas. No geral, não passam de autossabotagem. Coisas que criamos para nos paralisar. Ir atrás dos sonhos é assustador. O medo de fracassar é foda! Principalmente quando a maioria das pessoas falam para a gente seguir um caminho mais seguro. Mas pensa comigo, num é melhor gastar tempo e energia em algo que amamos? Algo que nos faça acordar inspiradas e felizes todos os dias, trabalhar duro, só para chegarmos mais perto dos nossos objetivos. 

Então a partir de agora, mesmo com medo, não vou mais arrumar desculpas para não ir atrás do que desejo. Vou trabalhar - nem que seja um pouco todos os dias -, em direção ao meu sonho. Espero que você também faça isso para termos um 2016 cheio de inspiração, superação e realizações. 


Fotos de Tran Mau Tri Tam

16 comentários

  1. Eu super me identifiquei aqui. Eu tbm estudo jornalismo, enfrento os mesmos problemas (futuro, imprensa, crises do ramo, enfim) e tbm costumo a me autosabotar muito, inclusive, esse ano foi recheado disso. Costumo a me planejar bastante, gosto muito disso, e curti a ideia do planner para 2016! Vou adotar, mas vou fazer no google docs. Na verdade, eu já tenho um caderninho para me organizar no dia-a-dia, e uma coisa que me ajudou muito em 2015 foi escrever tudo o que eu consegui fazer naquele dia, ao invés de ficar escrevendo o que eu ainda preciso fazer. Desde coisas pequenas até coisas grandes. Enfim, espero que você tenha um ótimo 2016!

    http://www.prefirobsides.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de comprar o Planner eu usava o Google docs, mas confesso que não funcionou comigo. Gosto de ter papéis em mãos. E tenho sérios problemas de esquecer meu celular hahahaha daí acabo deixando de lado a agenda tbm.
      Espero que dessa vez, com o planner, isso mude.

      Beijo e um ótimo 2016 para você, Lidia.

      Excluir
  2. Eu super concordo com você, e me identifico muito também; tenho essa mesma insegurança entranhada dentro de mim, me impedindo de crescer e alcançar meus sonhos. Mas também cansei dessa vida e quero conseguir, em 2016, fazer algo de diferente nessas áreas da vida. Um filme que eu assisti ontem, e que está me inspirando muito nisso, foi o "senhor estagiário". É um filme engraçadinho, mas com essa mensagem. A Julies era a criadora de um grande site de venda de roupas, e por acreditar no palpite dos outros, e duvidar de que estava conseguindo guiar bem a empresa, quase abre mão dos seus sonhos. Mas então aquele senhor legal encontra ela e dá aquela lição de vida. Se quiser assistir dps, eu indico. Muito bom! Fica com Deus, linda! Tudo de bom pra voce :)

    Primavera Constante/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou adiando assistir esse filme há um tempo. Depois do seu comentário, vou vê-lo imediatamente. Inspiração nunca é demais. Indico que você procure livros e posts sobre organização, vai te ajudar muito. Beijo e um ótimo 2016 para você.

      Excluir
  3. Oi Bruna!

    Também espero fazer muitas coisas em 2016, e uma delas é a principal de todas: organização. Mas é a organização financeira, de estudos, de tempo livre, de exercícios. Sou muito, mas muito relaxada mesmo com relação a isso... E acaba me desanimando um monte também...
    Só que vai dar certo, dessa vez vai.
    E fazer o que nós gostamos é a melhor coisa que existe! <3

    Abraços! | Saphy | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você já conhece, mas não custa nada falar. Leia livros como a a Mágica da Arrumação e Vida Organizada. Pode ajudar muito. Depois me conta como estão andando as coisas.

      Excluir
  4. Sabe, eu sou do tipo tão ansiosa que simplesmente já desisti de tentar fazer metas em inícios de anos, pois sempre crio expectativas, fico ansiosa, me frustro, e fico chateada. Por isso decidi que em 2016 não irei fantasiar desejos na cabeça, vou apenas fazer o suficiente para fazer o presente valer a pena, sempre pensando no futuro, claro, mas de uma forma que não me faça perder tempo e possiveis experiências por conta do medo de errar, ou de não dar certo. Let it be.
    Que esse ano seja incrível para nós! Tim-Tim (brinde comigo!!!)
    Beijos, Bru

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo! Eu tb sofro com meus medos, sabe? Sou insegura, acho que as coisas não vão dar certo e enfim, isso é uma coisa que preciso mudar nesse ano novo. Ter mais segurança, parar de pensar tanto (em tudo que pode dar errado) e apenas seguir buscando o melhor. um 2016 maravilhoso pra gente e cheio de conquistas, beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Eu me identifiquei com praticamente tudo que você escreveu.
    Eu queria muito conseguir me planejar e me organizar de verdade. Já li alguns livros e várias coisas sobre o assunto, mas nunca consigo fazer direito. Já tentei usar diversos aplicativos diferentes, mas não dá certo. Talvez eu precise escrever as coisas no papel mesmo.

    Eu me vi inteirinha na parte de superar os medos, eles me bloqueiam e muito. Sou extremamente insegura e o medo do fracasso acaba me impedindo de começar muitas coisas.

    Espero que nesse 2016 a gente consiga melhorar esses problemas e ter um ano muito bom <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo preciso de papel. E sobre o medo, vamos resolver isso pelo AMOR DE DEUS! hahahahah beijo

      Excluir
  7. Que lindeza o seu blog, ainda não tinha vindo aqui :))
    E esses posts de finais/início de ano são um tapa na cara da gente. Por mais aprendizados e mudanças sempre!
    Um beijo grande, Bruna!

    Bia

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Gostei muito do seu blog.
    Estudar Jornalismo é uma das minhas metas rs espero cumpri-la em breve, e olha, eu te entendo viu? Sofro de ansiedade desde criança, sei bem o quanto é tenso. Mas que independente disso o seu 2016 seja incrível e cada um dos seus objetivos seja concretizado.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Copyright © Ensaio de asas
Design edited by Bruna Sarga Illustration by Klika Boutique