5.7.15

Aprenda a usar as cores no seu blog

Desde o tutorial de "como colocar categorias no título das postagens", não falei mais sobre a blogosfera. E como estou estudando as cores para o meu armário funcional, pensei em falar sobre elas para o projeto do seu blog. Escolher as cores certas, para o seu layout por exemplo, é importante pois elas irão se repetir durante todo seu projeto. São as cores que criam coesão e estabelecem o reconhecimento da sua marca. 

Lev Manovich*, criador do termo infoestética, explica que a experiência de se viver no ciberespaço também se dá através do seu design, textura, composição, construção, sensibilidade e outras dimensões artísticas. 

Antes, quero deixar claro que não sou uma profissional em design. Além das pesquisas que faço - me interesso muito pela blogosfera -, paguei uma cadeira de "comunicação visual" e outra de "jornalismo e as novas tecnologias", mas nada que me faça uma Expert no assunto. Espero que o meu conhecimento te ajude a se ​​sentir mais confiante para criar o design do seu blog.





Como deve ter notado, gosto de design clean. O que não significa que ele não poder ser muito colorido. Mas mantenha-o simples. Você tem, no máximo, 40 segundos para prender a atenção do visitante. Se a primeira impressão não for agradável, ele simplesmente vai embora preferindo ver outras coisas na internet. 

Então, por onde começar? Como usar as cores para impressionar os visitantes do seu blog? 

ANTES DE TUDO, PENSE:

  Qual é sua cor favorita? Se for várias, faça uma lista. 
♥   Essas cores te representam? 
♥   Elas são apropriadas para o publico que deseja atingir?
♥   Por fim, elas estão em harmonia entre si?

Se depois de avaliar essas questões você ainda precisa de um help, continua comigo para eu te ajudar. 

DEFINA UM NÚMERO DE CORES

Indico que selecione de 1 a 3 cores principais. Quaisquer outras cores que você escolher, para um efeito mais colorido, use para ressaltar as principais ou variações delas. Ter um número grande de cores diferentes, deixa o projeto confuso. 

Aqui está um ótimo exemplo de um colorido harmonioso. (blog lindo)


O blog Pequenina Vanilla é aparentemente colorido, mas na verdade o que existe são as cores bases e as variações delas. Observe, na ordem temos 3 cores principais (as três primeiras), uma cor para ressaltar as outras e uma cor neutra.




Se pesquisar pelos códigos de cada cor (para o uso na Web, você vai precisar do código HEX que é o sinal # seguido de seis dígitos alfanuméricos), perceberá que elas possuem semelhança nos esquemas de cores. Como se fossem complementares


COMO VARIAR AS CORES?

Use as suas cores principais com frequência, mas varie a tonalidade. Cada cor possui diferentes matrizes e você pode usar os tons mais escuros ou as tonalidades mais leves. Observe a variação da cor #5F6CA5.



A primeira barra são as versões mais escuras da cor #5F6CA5, que são feitas ao acrescentar o preto. Já a segunda barra são as versões mais leves, que são feitas ao acrescentar o branco.

Você pode variá-las no photoshop ou qualquer outro editor de imagens que tenha a ferramenta de mudança de cor. Para a internet, como já disse, é necessário o código HEX.


USE CORES MAIS FORTES NOS ELEMENTOS IMPORTANTES


Olha o meu blog, ele é bem simples. Possui 2 cores principais e a variação delas. Tudo meio opaco, porque gosto muito dessas tonalidades. Porém, alguns elementos como, por exemplo, no cabeçalho, os links e os botões das redes sociais tem cores diferentes, fortes e até mais ousadas. 

Isso serve para chamar a atenção. Esses são os meus elementos importantes.


LINKS E FERRAMENTAS DE CORES

Existem algumas ferramentas na internet que podem te ajudar muito nesse processo. 

No Color Scheme Designer, assim como no Color Adobe, você pode criar suas próprias paletas de cores, editar tons de cada cor individualmente e ter a simulação desses ajustes. 

Hex Color Lookup te oferece belas paletas variadas para seus projetos. Basta digitar um código de cor Hex (sinal # seguido de seis dígitos alfanuméricos) ou nome em inglês para obter informações sobre qualquer cor. Foi ele que utilizei para ilustrar essa postagem.

Já o Cymbolism é um site que te oferece as cores associadas a palavras. Especificamente a sentimentos e humor. Ou seja, você quer saber qual a cor que as pessoa mais associam a "alegria"? Entre no site, vá na página das palavras, selecione a palavra "alegria" e você verá quais são as cores mais votadas para ela. 

Todos os sites são em inglês. 


MÃOS À OBRA

Certo! Já te mostrei como usar as cores no seu blog, se ainda assim você não sabe selecionar ou escolher as cores certas vou te dar algumas dicas preciosas. 


  Opte por cores terciárias. Ex: em vez de amarelo puro, use mostarda. No lugar do vermelho, que tal terracota? - acho essa cor linda. Enfim, você entendeu. 

  Inspire-se! #palmasdepé para Pinterest. Se liga nesse instagram: @designseeds

♥  Observe os blogs que você acompanha e adora. Qual o esquema de cores que eles usam? 


Lembre-se que o layout não é tudo, tem que ter um bom conteúdo para o visitante voltar outras vezes. Mas não podemos deixar de lado essas informações, a final queremos causar uma ótima impressão nas pessoas. 

Então, gostou das dicas? Tem mais alguma que você gostaria de acrescentar? Compartilhe aqui com todo mundo! Assim a gente pode aumentar essas informações e melhorar os nossos blogs. 



Beijos,
Bruna


*Lev Manovich é pesquisador na área de novas mídias, mídias digitais, design e estudos de software.

7 comentários

  1. Bruna, que post lindo e super completo sobre cores! O exemplo que você usou é perfeito também, o blog da Adri é mesmo uma lindeza. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o blog dela é relamente lindo. Assim como o seu <333

      Excluir
  2. Adorei seu post sobre cores, tem uns blog que você entra e se sente no arco iris por causa de cores diversas.
    Seu blog é lindo, está de parabens
    Sucesso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se souber usar com carinhos as cores, até o colorido fica lindo.
      Obrigada

      Excluir
  3. Adorei esse post!!! Tudo super explicadinho e coerente ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna. Amei o post, você sabe que eu sou exagerada nas cores rsrsrsrs eu gosto do colorido, mas geralmente não combino muito as cores. Então esse post foi perfeito na hora deu dar uma repaginada lá no meu blog, ajudou muitão! Então obrigada pelas dicas :)

    ResponderExcluir

Copyright © Ensaio de asas
Design by Bruna Sarga